5

Meu ambiente de desenvolvimento em 7 itens

 3 years ago
source link: https://mauricio.github.io/2010/12/31/meu-ambiente-de-desenvolvimento-em-7-itens.html
Go to the source link to view the article. You can view the picture content, updated content and better typesetting reading experience. If the link is broken, please click the button below to view the snapshot at that time.

Recebi o convite do @cmilfont e agora estou entrando na brincadeira também, vamos lá.

Máquina/SO

Uso um desktop com Ubuntu Linux + VirtualBox (com 3 Windows instalados) pra testes e também pra tocar música no escritório. O trabalho do dia a dia acontece num MacBookPro de 15’ rodando Snow Leopard, sempre ligado num monitor AOC de 24’. Quando preciso usar o Linux, normalmente conecto nele via VNC (ou simplesmente troco os cabos do monitor). Usei o desktop como máquina principal por uns 2 anos, mas desde o meio do ano estou trabalhando somente no Mac e o Linux ficou somente pra testes e rodar as máquinas virtuais.

No Mac eu uso o Ports pra instalar dependências Unix, que são básicas pro ambiente de desenvolvimento, tentei Homebrew mas ele não se deu muito bem na minha máquina.

Editor/IDE

Aqui a salada é grande, trabalhando com Ruby, Java e Objective-C, não tem como ficar em uma só, então eu termino usando várias. Começa com Aptana e NetBeans pra Ruby, hoje eu tenho usado mais o Aptana por causa do suporte melhor pra HAML, mas de vez em quando ainda volto pro NetBeans pra relembrar os velhos tempos.

Quando é hora de trabalhar com Java, fico no Eclipse mesmo, com o mínimo de plug-ins possível (normalmente uso o pacote que vem direto do site mesmo), já que ele está ficando cada dia mais cheio de inutilidades e eu quase não faço mais desenvolvimento web com ele.

E finalmente, na hora de trabalhar com Mac/iPhone/iPad dev eu vou pro Xcode, que, perto do Eclipse, é basicamente um Notepad mais engraçadinho. Foi meio difícil de entender como tudo funciona no ambiente, ele tem vários quirks bizarros, mas o Interface Builder faz a coisa toda valer a pena, se você estiver trabalhando pra desenvolvimento desktop/mobile. Ele é levinho, só dá trabalho mesmo quando você tem que compilar um projeto grande pra 4 arquiteturas diferentes quando vai gerar um release.

Terminal

Meu terminal é comum, a única coisa de especial que ele tem é o RVM (indispensável se você trabalha com Ruby), não gosto muito de firulas nesse pedaço do meu dia a dia.

Browser

Aqui é Chrome na cabeça, pro uso diário. Quando preciso fazer debug de alguma coisa, vou pro Firefox velho de guerra com Firebug, WebDeveloper e YSlow.

Software

Essenciais pro meu dia a dia são o Chicken of the VNC, Office for Mac, Skype, Chrome, Skitch, Tweetie e Witch.

Source code

Não dá pra inventar muito aqui, sempre que posso, mando os projetos pra contas privadas (ou públicas) no github, atualmente tenho sofrido maus bocados com o Mercurial, é bem diferente de se utilizar Git, mas estou sobrevivendo a experiência.

Música

O iTunes não aguentou o tranco de indexar toda a minha lista de músicas, então o trabalho principal do meu desktop hoje é tocar as minhas músicas no Amarok e mandar os scrobbles pro last.fm, lugar onde eu sempre encontro alguma coisa interessante pra ouvir.

E pra continuar a brincadeira eu indico o @pedromtavares, @yurimalheiros e @vitorbaptista.


About Joyk


Aggregate valuable and interesting links.
Joyk means Joy of geeK